Fortes chuvas devem atingir parte do Maranhão neste domingo (8) e segunda-feira (9)

Chuva deve atingir quatro regiões do Maranhão. Ventos entre...

- 09/05/2022 10h02 | atualizado em 9 de May de 2022 as 10h02

Chuva deve atingir quatro regiões do Maranhão. Ventos entre 60 a 100 km por hora podem ser registrados durante o período.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (8), dois alertas laranja e amarelo de chuvas intensas para parte do Maranhão. O alerta deve permanecer até esta segunda-feira (9).

Com isso, devem ser registradas chuvas intensas em alguns municípios maranhenses, incluindo os quatro que compõe a Grande Ilha de São Luís. O alerta laranja, com alto perigo de chuvas, deve se estender pelas áreas leste, norte e centro do Maranhão.

Devido ao alerta, podem ser registradas chuvas entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos entre 60 a 100 km/h. Há risco de alagamentos, corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores e descargas elétricas.

O outro alerta, o amarelo, deve compreender as áreas oeste, norte, leste e centro maranhense. Nestas regiões, há risco de ventos entre 40 a 60 km/h.

Cuidados

O Inmet alerta que em caso de rajadas de vento, a população não deve se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, o órgão também recomenda:

  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Em caso de alto risco, busque mais informações junto à Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

Leave a Reply